Instituto Pensar - Assessor de Bolsonaro postava fake news e ataques a adversários do governo

Assessor de Bolsonaro postava fake news e ataques a adversários do governo

por: Eduardo Pinheiro 


Entre os administradores dos perfis retirados pelo Facebook está o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro Tércio Arnaud, que trabalha no Palácio do Planalto

Tercio Arnaud Tomaz, assessor de Jair Bolsonaro, já foi integrante do gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara. Foto: Reprodução

Reportagem do "Fantástico” da TV Globo divulgou nesse domingo (2) conteúdo das contas bolsonaristas removidas pelo Facebook por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Entre os administradores dos perfis está o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro Tércio Arnaud, que trabalha no Palácio do Planalto.

Tércio é apontado como líder do chamado "gabinete do ódio”, responsável por ataques aos opositores do governo, entre eles o ex-ministro Sérgio Moro, e por difundir desinformação sobre a Covid-19. Além de uma conta pessoal, o assessor mantinha outras duas, anônimas, chamadas de Bolsonaro News

Na campanha para as eleições de 2018, a página vinculou Fernando Haddad (PT) a um suposto kit gay e afirmou que a candidata Marina Silva defendia a legalização do aborto.

Recentemente, o assessor postou um vídeo em que tira de contexto uma entrevista do diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o isolamento social. No mesmo dia, Bolsonaro compartilhou o vídeo, dizendo que a OMS defendia a reabertura das cidades. No dia seguinte, foi desmentido pelo diretor da OMS.

A investigação apontou que a rede de contas falsas também era operada por dois assessores ligados ao deputado federal Eduardo Bolsonaro. Um deles é Eduardo Guimarães, alvo da CPI das Fake News, por ter usado um computador da Câmara dos Deputados pra criara conta de ataques virtuais Bolsofeios.

Redações falsas

O outro assessor é Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu, que trabalhou no gabinete de Eduardo Bolsonaro até junho. Paulo teve seis contas derrubadas. Quatro se passavam por redações jornalísticas, como The Brazilian Post, The Brazilian Post ABC e Notícias São Bernardo do Campo.

Assessor da deputada estadual Alana Passos (PSL), aliada da família Bolsonaro, Leonardo Rodrigues de Barros também está envolvido e teve ao menos 8 páginas retiradas do ar. O presidente chegou a gravar um vídeo para uma dessas páginas: "Leonardo, parabéns pela página Bolsonéas. Está fazendo um trabalho excepcional, ficou muito feliz. Estamos juntos, tá ok?” disse Bolsonaro.

Na página Bolsonéas havia mais fake news sobre a pandemia, culpando governadores e dizendo que a cloroquina cura a Covid-19, apesar de o medicamento não ter eficácia comprovada.

Hoje, Leonardo ainda possui duas páginas ativas no Facebook, onde compartilha o mesmo tipo de conteúdo. Suas postagens eram compartilhadas pela noiva, Vanessa Navarro, assessora do deputado estadual Anderson Moraes (PSL).

Com informações do jornal O GLOBO



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: